terça-feira, 5 de março de 2013

Planejamento Quinzenal - Março - 1º, 2º e 3º Anos E.M.


HISTÓRIA DA ARTE – 1º ANO

Aula do dia 04/03

Nome da aula: Arte na Pré-História (Neolítico e Idade dos Metais)
Objetivo: Conceituar o movimento de representação figurativa / Reconhecer os impactos do Neolítico na produção Artística / Descrever as técnicas de produção das primeiras esculturas em metal
Conteúdos: A arte no Neolítico – Começo de um novo estilo / A arte na Idade dos Metais
Metodologia: Descrever o processo de criação artístico cultural pré-histórico
Recursos: Lousa, Datashow
Avaliação: Processual e Gradativa
Atividades: Ao final da aula, o educador solicitará aos educandos que elaborem a técnica da mão em negativo e tragam na aula do dia 11/03.

Aula do dia 11/03

Nome da aula: Arte na Pré-História brasileira
Objetivo: Conceituar as manifestações artísticas pré-históricas brasileiras
Conteúdos: A arte pré-histórica brasileira
Metodologia: Descrever o processo de criação artístico cultural pré-histórico
Recursos: Lousa, Datashow
Avaliação: Processual e Gradativa

HISTÓRIA DA ARTE – 2º ANO

Aula do dia 04/03 e 11/03

Nome da aula: A arte dos indígenas brasileiros
Objetivo: Caracterizar a arte indígena / Reconhecer a criatividade e a riqueza cultural dos povos que habitavam o território hoje conhecido como Brasil antes da chegada dos colonizadores
Conteúdos: Arte integrada à cultura / Arte no período Pré-Colombiano / Arte indígena Pré-Cabral
Metodologia: Narrativa histórico-cultural acerca dos indígenas
Vídeo de apoio: Irmãos Villas-Boas
Recursos: Lousa, Datashow
Avaliação: Processual e Gradativa

HISTÓRIA DA ARTE – 3º ANO

Aula do dia 04/03

Nome da aula: Belle Epoque – Van Gogh e Toulouse Lautrec
Objetivo: Reconhecer as várias tendências da pintura que mudaram a arte no final do século XIX / Identificar as diferentes características dos principais pintores do período / Identificar as principais características dos elementos visuais e técnicas do pós-impressionismo.
Conteúdos: Van Gogh – Emoção na Cor / Toulouse-Lautrec : traços rápidos, poucas cores e situações humanas
Metodologia:
Recursos: Lousa, Datashow
Avaliação: Processual e Gradativa


Aula do dia 11/03

Nome da aula: A pintura pós-impressionista (Atividade Avaliada 1)
Objetivo: Elaborar pinturas relativas ao período
Conteúdos: Pós-impressionismo
Metodologia: O educador disponibilizará aos educandos imagens relativas à temática e, assim, os educandos deverão, de acordo com as suas releituras, ressignificarem-na.
Recursos: Lousa, Datashow
Avaliação: Processual e Gradativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário